Carduelis Carduelis

08-11-2012 19:08

 

 

Pintassilgo Europeu

 

 

(Carduelis carduelis)

pintassilgopintassilgo 2pint6pint3pint4

Nome Comum

Pintassilgo europeu

Espécie:

Carduelis carduelis

Género:

Fringilla

Família:

Fringilidae

Ordem:

Passeriformes

Distribuição / Origem

Norte de Africa, Peninsula Ibérica, Ilhas Britânicas, regiões meridionais a escandinávia, Países Baixos, Bélgica, França, Ilhas Baleares, Italia, Córsega, foi introduzido em regiões dos Açores, Madeira, Cabo Verde, Australia, Nova Zelândia, Argentina, Uruguai, Canada, Africa do Sul...

Características morfológicas

Mascara vermelha, cogumelo branco no peito, carapuça preta, bochechas e garganta brancas, manto e flancos castanho camurça, barras amarelas nas asas pretas com pintas brancas nas pontas das remiges e cauda preta com pintas brancas nas rectrizes.

Tamanho

12 cm a 15,5 cm

Longevidade

Até 10 anos

Dimorfismo sexual

Machos mascara vermelha maior extensível até atrás dos olhos. Nos ombros ou encontros (inicio das asas) as penas são pretas. Os bigodes são de cor preta a volta do bico.
Fêmeas mascara vermelha mais pequena. Nos encontros ou ombros a cor das penas é acastanhada. A volta da base do bico a cor dos bigodes é acastanhada ou grisalha.
Alguns exemplares podem não apresentar dimorfismo sexual explicito e levantar duvidas a observadores menos experientes.

Os jovens

Os juvenis não apresentam mascara vermelha, só a ganham depois da passagem pela primeira mudança da plumagem.

Alojamento

Viveiro para 1 casal 200 ou 100 x 100 x 200 cm, estas dimensões facilitam a nidificação. Também é muito útil alojar varias aves neste tipo de viveiro durante a época da muda da pena.
Gaiola dupla com 120 x 40 x 40 cm (comprimento x largura x altura) o separador divide o comprimento ao meio, facilita o controlo e acompanhamento do casal durante a época de criação.
Os pintassilgos são aves que necessitam de estar alojados em locais com muita luz natural, isento de humidades e bem arejado sem correntes de ar.

Alimentação

Tradicionalmente o pintassilgo é alimentado só com alpista. Actualmente existem misturas comerciais de varias sementes que deve ser dadas em pequenas quantidades 1 ou 2 vezes por semana.
Agua limpa todos os dias. Uma semana por mês colocar nos bebedouros uma solução de 10 ml de vinagre de maçã misturada em 1 litro de agua.
Dar periodicamente verduras: folhas de dente de leão (Taraxacum officinale), folha tenra de couve galega.
Papa de ovo ou farinhada, no periodo de repouso 1 ou 2 vezes por semana. Na preparação e aumentar lentamente até que na altura das criações fornecer todos os dias. A papa de ovo pode ser enriquecida acrescentando sementes germinadas e/ou vermes da farinha. Este alimento também deve ser fornecido durante a época de muda da pena.

Reprodução

A época de reprodução inicia em Abril e termina em Agosto.
Os machos cantam sinal que estão com cio. As fêmeas passeiam no bico fios de juta ou algodão, sinal que querem construir o ninho. Nesta altura o traço negro da ponta do bico diminui de tamanho ou desaparece. O modelo do ninho é em forma de taça. Geralmente é camuflado para a fêmea depositar os materiais de revestimento no seu interior e se sentir segura quando incuba os ovos.
No máximo um casal pode chegar as três posturas. A fêmea faz uma postura de 3 a 5 ovos e o período de incubação vai de 13 a 15 dias. Após o nascimento das crias é importante nos primeiros 5 dias a mãe fornecer papa rica em proteína (germinado, bicho da farinha ou pequena dose de papa insectívora). Aos 15 dias de idade as crias estão empenadas e prontas a saltar do ninho. A emancipação das crias acontece aos 35 dias de idade, quando já se alimentam sozinhas regularmente.

Considerações e Comentários

Actualmente em Portugal é aguardada para breve a publicação de Regulamentação da posse e reprodução desta espécie em ambiente domestico.
A COM – Confederação Ornitológica Mundial, regulamenta a nivel desportivo as exposições de ornitológia, nomeadamente o Campeonato do Mundo de Ornitologia a realizar em 2010 na cidade de Matosinhos, onde esta espécie estará presente neste concurso.

Na Europa existem várias subespécie de Carduelis carduelis, se percorrermos de Norte para Sul verificamos que o tamanho das varias subespécies do pintassilgo diminui e aumenta a contaminação de castanho nas partes do corpo que apresentam malhas ou zonas brancas.

Mutações

Reconhecidas pela COM:
Séries Negra, Castanho (Bruno), Ágata, Isabel combinadas com o factor pastel, marfim, opale, satiné, topázio, Albino, Branco, cabeça branca e o amarelo no pintassilgo europeu.
Não reconhecida pela COM:
Panaché ou variegado, garganta branca ou pea-throat, perlado.

Dimensão da anilha fechada

Pintassilgo grande ou do Norte (variedade major) anilha de 2,7 mm
Pintassilgo pequeno ou do Sul (variedade parva) anilha de 2,5 mm

Nas exposições Secção de Concurso

SECÇÃO G 1 - FAUNA EUROPEIA DE FENÓTIPO SELVAGEM C.P. (ANILHAS 1 E OU 2 ANOS)

SECÇÃO G 2 – MUTAÇÕES DOMESTICAS DE ESPECIES DA FAUNA EUROPEIA C. P. (ANILHAS 1 E/OU 2 ANOS)