Como crio Pintassilgos

07-11-2012 17:23

Desta forma vou relatar a minha expriencia na criação e manutenção destas aves,começei a criar carduelis parva em 2008 com um casal ofrecido que tinha sido capturado,juntei as aves num viveiro com as medidas 60/40/35,(viveiros esses onde crio actualmente),na altura não tinha muitas esperanças que criassem devido a sua proveniencia e alguma falta de experiencia minha em relação a criação desta especie.

 Num dia ao fazer manutenção as minhas aves reparei que a femea tinha o ninho ja quase feito,demorou 1 semana a colocar ovos,colocou 5 ovos na minha ideia pensei que não estariam fecundados mas lá esperei 6 dias e vi que estavam 2 ovos ferteis dos quais consuegui levar avante 2 pintassilgos machos.

No ano a seguir adquiri 2 femeas e nesse ano tirei 13 aves...

Este ano de 2012 criei com 5 casais e consuegui 21 crias de carduelis parva,para 2013 vou criar com 8 casais sendo 1 deles macho major ancestral portador de satine/femea parva ancestral,assim vou trabalhar ao longo de 3 ano para passar a mutação para a subespecie parva...

Muito se fala da alimentação dos pintassilgos,cada criador tem a sua propria maneira de os tratar a minha resulme-se no seguinte.

Mistura feita por mim conssiste em 80% alpista 20% pirilha e 2 vezes por semana 5grs de mistura manitoba a cada ave.

Papa seca com germinado 1 vez por semana.

E uma coisa muito importante diria mesmo fundamental,muitas plantas selvagens que colho e lavo devidamente são elas:

Dente de leao

Serralhas

Urtigas

Chicoria

Leitugas

Onagre (durante a muda é exelente corante natural)

Entre outras...

Vinagre de cigra 2 vezes por semana 10ml por litro de agua

Alho na agua 2 vezes por mes

As vitaminas que utilizo:

Reproduçao-Fertivit

Muda-Mutavit

Repouso-Prime

Utilizo tambem na epoca de criação alimento vivo (bufalo,tenebrio) congelados por mim,e  claro uma boa papa constituida por:

100grs papa th indios

300grs papa seca indigena orlux

2 colheres de cafe de alimento vivo

1 Colher de cafe levedura de cerveja

algumas ervilhas

6 colheres de niger germinado

4 grs multivitaminico Prime